Entendendo o Protocolo HTTP

Estou iniciando uma nova serie de artigos e agora vamos aprender sobre o mundo do Protocolo HTTP.

O objetivo desse artigo é tentar sanar qualquer dúvida que você possa ter sobre o HTTP, diferenciando alguns mitos e algumas confusões que cometemos as vezes.

Vamos começar entendendo o que é o HTTP?

Primeiro precisamos entender que HTTP é uma sigla que quer dizer HyperText Transfer Protocol, ou seja, Protocolo de transferência de dados no formato texto.

Como funciona o HTTP?

Seu funcionamento é no modelo Client-Server (Cliente-Servidor), sendo o Cliente sempre quem solicita alguma informação, não importando qual informação, agora o Servidor é sempre aquele que disponibiliza e retorna a informação solicitada.

Na prática o Cliente solicita por meio do HTTP um conteúdo para o Servidor e caso encontre o que foi solicitado o Servidor retorna uma resposta.

Por exemplo:

Quando vamos acessar um site precisamos abrir algum navegador, por exemplo, Chrome, Firefox, Edge ou Opera, não importa qual o escolhido todos eles fazem o papel do Cliente.

Após abrir o navegador (Cliente) você vai acessar o endereço de um site, por exemplo, www.estudonaweb.com.br logo em seguida o site vai abrir. Neste caso o servidor que está hospedado o site do Estudo na Web é o Servidor, sua responsabilidade é entender a solicitação e retornar uma resposta, neste caso abrir o site.

 

Entendendo o Protocolo HTTP

 

Entendendo o Protocolo HTTP

Importante: existem variações de retorno do Servidor, vamos ver com muito mais detalhes nos próximos artigos.

Pense da seguinte forma, o HTTP é o meio de comunicação entre o Cliente-Servidor, fazendo uma analogia com a vida real, para se comunicar com outras pessoas usamos um idioma e aqui no Brasil usamos o português (protocolo de comunicação), qualquer conversa ou texto pode ser compreendida por quem entende o idioma português e é através dele que a informação vai ser retornada/transmitida.

Assim como temos outros idiomas (português, inglês, espanhol e japonês) para se comunicar na Internet não é diferente, não existe um padrão, depende do seu uso/finalidade, mas uma coisa é certa o mais comum é o protocolo HTTP.

Entendendo o Protocolo HTTP

Alguns outros Protocolos muitos usados na internet:

  • FTP: Usado para transferência de arquivos;
  • SSH: Protocolo de login remoto encriptado;
  • SMTP: Seu uso é voltado para envio de e-mail.

O que o HTTP não é?

Já entendemos que o HTTP é o meio de comunicação entre Cliente-Servidor, então concluímos que com o HTTP não é possível criar uma aplicação usando como algumas das plataformas conhecidas (Linguagens de Programação), como: PHP, JAVA, .Net e C#. São essas plataformas que vão usar o HTTP em alguns casos para construir suas aplicações conforme a necessidade.

Bom, neste primeiro artigo aprendemos:

  • O que é HTTP?
  • Qual o seu papel?
  • Como funciona?
  • O que ele não é?

Se tiver alguma consideração sobre o artigo, dúvida, comentário, sugestão ou alguma crítica deixe um comentário.

Bons estudos e projetos!

 

Entendendo o Protocolo HTTP